Neuralgia do Trigêmeo
A neuralgia do trigêmeo é uma condição caracterizada por dor facial intensa e súbita, semelhante a um choque elétrico, que afeta um ou mais ramos do nervo trigêmeo. O nervo trigêmeo é um dos principais nervos da face, responsável pela sensibilidade tátil, térmica e dolorosa da face, bem como pelo controle dos músculos utilizados na mastigação.
A condição geralmente ocorre em episódios de dor aguda, que podem ser desencadeados por atividades rotineiras como falar, comer, tocar o rosto ou até mesmo pelo vento. Esses ataques dolorosos podem durar de alguns segundos a vários minutos e, embora a condição não seja fatal, a intensidade da dor pode ser debilitante.
Causas:
As causas exatas da neuralgia do trigêmeo não são completamente entendidas, mas frequentemente está associada à compressão do nervo trigêmeo por uma artéria ou veia, levando a irritação constante do nervo, chamado de conflito neurovascular. Em alguns casos, a neuralgia pode estar relacionada a doenças desmielinizantes, como a esclerose múltipla, ou a lesões tumorais na região do nervo.
Diagnóstico:
- O diagnóstico é clínico, ou seja, não precisa de exame de imagem, sendo a história clínica com os sinais e sintomas clássicos e exame físico neurológico detalhado do paciente.
- Exames de imagem como a Ressonância Magnética (RM) e Angio-RM intracraniana auxiliam no diagnóstico diferencial para se afastar outras causas e tentar encontrar o motivo da neuralgia.
Tratamento:
- Pode incluir medicamentos (como anticonvulsivantes que atuam na dor), que são eficazes em aliviar a dor ao reduzir a atividade nervosa anormal, e agentes analgésicos em geral.
- Em casos refratários à medicação, procedimentos cirúrgicos podem ser considerados,
- Dentre as opções de tratamento cirúrgico, temos alguns que são chamados de menos invasivos, como uso de balão percutâneo (por punção no rosto até atingir o nervo na base do crânio), rizotomia por radiofrequência (semelhante ao balão, mas causa lesões térmicas no nervo) e a radiocirurgia. Dentre a opção mais invasiva, a descompressão microcirúrgica (cirurgia aberta com abertura do crânio e liberação do nervo trigêmeo do conflito com a artéria ou veia) para aliviar a pressão sobre o nervo.
A abordagem é sempre personalizada, visando o controle da dor e a melhoria da qualidade de vida do paciente.