Estenose da Artéria Vertebral
A artéria vertebral é uma das principais artérias que levam sangue ao cérebro (encéfalo).
A estenose da artéria vertebral é uma condição caracterizada pelo estreitamento desta artéria, podendo causar sintomas como tonturas, vertigens, desequilíbrios e em casos graves desencadear o acidente vascular cerebral (AVC), sendo o AVC na região do tronco cerebral, cerebelo, tálamos ou região occipital, e então os sintomas podem varias ainda mais, inclusive com fraqueza ou paralisia de um membro, do rosto, dificuldade de engolir (deglutir), visão dupla, dentre outros.
A principal causa da estenose da artéria vertebral é a aterosclerose – doença aterosclerótica, onde há um acúmulo de gorduras/colesterol e outras substâncias na parede da artéria, determinando um estreitamento desta e reduzindo o fluxo de sangue.
Diagnóstico:
É confirmado através de exames de imagem, como ultrassonografia, angio-TC, angio-RM ou angiografia por cateter (cateterismo cerebral ou também conhecida como arteriografia), sendo esta última o melhor exame, que permite visualizar o interior das artérias e estudar fluxo sanguíneo.
Tratamento:
O tratamento é individualizado e pode variar em cada caso.
Inicialmente o tratamento costuma ser clínico e conservador, com a administração de medicamentos para reduzir os fatores de risco e controlar os sintomas, e com isso também evitar um evento vascular mais grave.
Em alguns casos os procedimentos como a angioplastia com stent é indicado, isto é, uma cirurgia por dentro do vaso onde se implanta um dispositivo para abrir a artéria, que visa restaurar o fluxo sanguíneo para o cérebro.
Mudanças no estilo de vida, como dieta saudável, exercícios e parar de fumar são sempre recomendadas como parte do tratamento.
É importante controlar os fatores de risco como hipertensão, colesterol alto e diabetes, com acompanhamento médico regular.
Em caso de uma estenose de artéria vertebral, procure sempre um médico especialista para avaliação, acompanhamento e tirar suas dúvidas.